Infelizmente, muitos tratamentos tradicionais se concentram apenas em locais de repouso dos mosquitos e ignoram a água em que eles se proliferam. As lâmpadas para matar moscas também são usadas às vezes para capturar mosquitos que tentam entrar nas instalações, mas pode ser mais efetivo implementar medidas externas de controle de mosquitos, especialmente em áreas onde a ameaça do zika é alta, conforme mostrado neste mapa publicado pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Em março, a Ecolab trabalhou com o CDC para apresentar um webinar sobre os últimos fatos relacionados ao vírus zika e mostrar como um programa proativo de prevenção contra mosquitos pode reduzir o risco de picadas e transmissão de doenças. O webinar fornece informações sobre um programa de três etapas, baseado em ciência, que se concentra na eliminação de locais de repouso e reprodução.
Há também etapas que podem ser realizadas para tornar sua propriedade menos atraente para os mosquitos. Como eles se reproduzem na água, o passo mais importante é a eliminação de água parada e realização de drenagem adequada nos telhados. Gramado alto ou as ervas daninhas muito crescidas também devem ser cortados e lagoas ou outros locais com água que não podem ser eliminados devem ser tratados.
Embora não seja possível evitar completamente que os mosquitos voem para sua propriedade, você pode reduzir os locais de reprodução e de repouso. Por meio de uma abordagem proativa, baseada em ciência, e uma parceria com empresas de controle de pragas, você pode ajudar a proteger seus funcionários e clientes contra doenças e irritações.
Com mais de 3.000 espécies, pode ser difícil saber com que tipo de mosquito você está lidando.