Inibidor de Corrosão por Etanol
Como o etanol é uma única molécula orgânica altamente polar que é completamente solúvel em água, seu desempenho pode diferir dos combustíveis tradicionais à base de hidrocarbonetos que contêm numerosas moléculas orgânicas. Como resultado, o manuseio, armazenamento, uso e desempenho de etanol e de combustíveis misturados com etanol podem diferir dos combustíveis convencionais.
Os inibidores de corrosão para combustíveis misturados com etanol devem ser capazes de proporcionar desempenho em ambientes onde a água dissolvida pode estar presente. Sais e ácidos também podem estar presentes na água, de modo que o inibidor de corrosão por etanol deve ser capaz de funcionar e proteger o aço da corrosão sob diversas condições ambientais.
Quando em contato com o ar durante o transporte e armazenamento, o etanol reagirá naturalmente com o oxigênio no ar para formar compostos ácidos. A presença desses compostos ácidos no etanol pode levar ao desgaste por corrosão da bomba de combustível e componentes do injetor, bem como desgaste do cilindro do motor. Para controlar a qualidade do etanol, o nível de acidez do etanol é medido por um método de pHe específico, e uma especificação de pHe que varia de 6,5 a 9,0 é estabelecida.
O inibidor de corrosão por etanol da Nalco Water foi formulado com componentes que fornecem proteção contra corrosão ferrosa na gasolina que contém etanol e água. Está presente um segundo componente de tamponamento para controlar o pHe e mantê-lo na especificação, por meio da neutralização de compostos ácidos que se desenvolvem no etanol armazenado.