O sulfeto de hidrogênio ocorre naturalmente em produtos de petróleo e também é formado durante o processo de refinação por meio da degradação de compostos de enxofre a altas temperaturas. Produtos com faixas de destilação mais elevadas tendem a conter mais compostos de enxofre que podem degradar termicamente em H2S. Por isso, produtos como petróleos pesados, combustíveis residuais, combustíveis para navios e diesel marítimo tendem a conter quantidades significativas de H2S. Refinarias, empresas de transporte e agências de definição de especificação definiram limites para o H2S a fim de reduzir o risco de manuseio de produtos desses tipos.
H2S em combustíveis para navios e óleos combustíveis
Combustíveis para navios e óleos combustíveis podem conter níveis elevados de H2S nas fases vapor e líquida. A partição entre o líquido e o vapor depende da temperatura, agitação, viscosidade e a composição específica daquele combustível específico. A fim de melhorar as condições de segurança para o pessoal que lida com combustíveis de navios, a especificação ISO mais recente limitou o H2S a menos de 2 ppm na fase líquida, como determinado pelo IP570.
H2S em petróleos pesados
Petróleos pesados tendem a ter altas concentrações de H2S, uma preocupação significativa durante a armazenagem prolongada ou transporte entre refinarias. Petróleos pesados com altas concentrações de H2S podem causar corrosão em tanques de armazenamento, problemas de odor e preocupações de segurança, para o pessoal e o público. As especificações de H2S para petróleos pesados são definidas por refinarias, terminais e empresas de barcaças, a fim de melhorar a segurança e proteger a integridade do equipamento.
Sequestrantes de H2S (Sulfeto de Hidrogênio)
Petróleos pesados, combustíveis para navios e óleos combustíveis geralmente são tratados com sequestrantes de H2S à base de triazina. Esses produtos oferecem um meio eficiente e confiável de redução do H2S. A reação entre H2S e sequestrantes de triazina é rápida e irreversível. As matérias-primas de refinaria podem ser tratadas com um sequestrante de H2S alternativo, se serão processadas por meio de uma unidade de petróleo bruto. Entre os sequestrantes de H2S alternativos, incluem-se:
- Sequestrantes de H2S de amina pesada são formulados para conter uma amina que não sofrerá destilação para a parte superior da torre da unidade de petróleo bruto, minimizando o risco de formação de sais de amina-cloreto.
- Sequestrantes de H2S com muito pouco ou nenhum nitrogênio são formulações sem amina que não contêm nitrogênio ou que contêm níveis de nitrogênio muito baixos (<1500>Esses produtos normalmente são recomendados para os intermediários sensíveis ao nitrogênio ou para aplicações em que a presença de aminas é problemática.1500>
O diferencial da Nalco Water
A Nalco Water oferece uma ampla gama de sequestrantes de H2S, inclusive sequestrantes de H2S à base de triazina, além dos sequestrantes alternativos examinados anteriormente. Nossa linha completa de produtos nos oferece a flexibilidade de conceber um programa de atenuação de H2S que diminuirá de forma segura e eficaz o H2S sem causar problemas no equipamento downstream.