A Nalco Water tem dedicado recursos de pesquisa significativos às fracionadoras primárias nos últimos anos. O nosso objetivo é oferecer ferramentas de monitoramento que não apenas informem ao produtor de etileno como o sistema está desempenhando neste momento, mas que também forneçam o prognóstico do desempenho futuro com base nos parâmetros operacionais.
Entupimento na parte superior da torre
O entupimento na seção superior da torre geralmente é atribuído à polimerização de espécies reativas na corrente, principalmente estireno, indeno e outros hidrocarbonetos insaturados. Problemas graves de entupimento ameaçam o rendimento e o tempo de operação desejados, reduzem a produção de etileno, degradam potencialmente a gasolina de pirólise e outros produtos e aumentam o custo de manutenção da planta. A Nalco Water usa uma abrangente abordagem mecânica, operacional e química (MOC) para avaliar a situação. Em seguida, implementamos um programa de tratamento com um histórico de sucesso na mitigação de situações de entupimento da fracionadora primária. Fornecemos:
- Inibidores de polímeros e dispersantes de eficácia comprovada
- Monitoramento rigoroso do programa e análises periódicas
- Previsões de gravidade do entupimento.
Controle de entupimento e viscosidade na parte inferior da torre
A alta viscosidade e os entupimentos como consequência da desestabilização de aromáticos polinucleares (PNA, na sigla em inglês) são uma situação comum para muitos produtores de etileno. À medida que as plantas realizam o craqueamento de matéria-prima mais leve, aumenta o tempo de permanência do petróleo de resfriamento, aumentando a probabilidade de situações de entupimento e viscosidade. Alta viscosidade e entupimentos afetam diretamente a capacidade da torre de recuperar energia, resultando em maior custo total de produção. Esses fatores também podem levar à paralisação prematura da planta. Para combater o problema, alguns produtores introduzem no fluxo petróleo, diesel ou outro diluente, para reduzir a viscosidade do petróleo de resfriamento, o que aumenta ainda mais o custo de operação. Oferecemos tecnologias de controle de viscosidade eficazes que:
- Reduzem/eliminam a necessidade de injeção de petróleo no fluxo
- Permitem aos clientes aumentar as temperaturas dos fundos das torres para melhorar a recuperação de calor
- Melhoram os tempos de operação da torre.