Planta da Dow na Espanha, recorre a água tratada como solução de resfriamento

Icon of a water droplet.

Percepções

Em Tarragona, Espanha, uma equipe da Dow levou especialistas, inclusive a Nalco Water, para ajudar suas operações a adotar uma prática de economia circular: minimizar resíduos transformando-os em recursos que podem ser reutilizados. O cliente queria que suas torres de arrefecimento reduzissem as retiradas do Rio Ebro, o maior rio da Espanha, a fim de disponibilizar mais água para municipalidades em crescimento ao longo do rio.

"...determinamos que controlaríamos a água permeada por osmose reversa e obteríamos excelentes resultados."

INOVAÇÃO

O Camp de Tarragona Advance Water Reclamation Plant (CTAWR), equipado com tecnologia Dow (osmose reversa de baixa energia e alta resistência a entupimento) concentrou-se na recuperação de efluentes municipais para reutilizá-los como composto de torre de resfriamento no forno de craqueamento de olefinas da Dow em Tarragona. A Nalco Water entrou em cena para abordar situações que poderiam afetar a torre de resfriamento, como corrosividade, atividade microbiana e variações no teor de sal em efluentes. "Após uma série de testes piloto em nossos laboratórios de P&D para avaliar a qualidade em constante mudança da água, determinamos que poderíamos controlar a corrosividade da água permeada por osmose reversa e obter excelentes resultados", disse Renate Ruitenberg, gestora sênior de Marketing da Nalco Water. A tecnologia 3D TRASAR™ da Nalco utilizada para monitorar e controlar os parâmetros de processo, combinada com um programa de inibição catódica dupla para controlar a corrosão, garantiu que o consumo de água potável pudesse ser reduzido de forma confiável. A torre de resfriamento da Dow utiliza agora até 40 por cento de água tratada (160 m3/h) e reduziu o consumo de produtos químicos em 23 por cento. O projeto permitiu à Dow reduzir o consumo de água doce em 22 por cento e a descarga de efluentes em 49 por cento. Dependendo da estação, isso libera mais de 200 m3/h de direitos de água para a municipalidade. A meta é usar 90 por cento de água municipal tratada em sua torre de resfriamento e aproveitar essa solução em outras plantas e indústrias

Water Drop's logo.

BOLETIM WATER DROP

Water Drop da Ecolab é um e-mail semanal que fornece as últimas notícias sobre escassez, regulamentos e conservação de água nos Estados Unidos e em âmbito internacional.

Ver todas as históriasSaiba mais

Histórias relacionadas

Visitantes que visualizaram esta história também visualizaram

Isto é um carrossel. Use os botões "Próximo" e "Anterior" para navegar, ou pule para um slide clicando nos pontos.