Fábrica da Ecolab em Lerma, México, recebe certificação de líder em Water Stewardship
Estudo de caso do padrão da Alliance for Water Stewardship (AWS)
Publicado em novembro de 2021 | Atualizado em 16 de janeiro de 2024
A situação
A instalação de produção da Ecolab localizada em Lerma, México, próximo à Cidade do México, é uma fábrica de misturas que produz principalmente soluções e produtos de tratamento de água. A unidade de Lerma obtém água do aquífero Vale de Toluca. Os efluentes são tratados por uma estação de tratamento de efluentes de terceiros e, por fim, descarregados no rio Lerma.
Em alinhamento com o compromisso da Ecolab com uma abordagem holística para a gestão de águas em suas instalações de produção, em 2022, a empresa obteve a principal certificação para o Padrão Hídrico Internacional da Alliance for Water Stewardship (AWS) em sua fábrica de Lerma.
Situação
A equipe da fábrica da Ecolab em Lerma avaliou as instalações em busca de oportunidades para diminuir o consumo de água nas operações para atingir as metas de impacto da Ecolab para 2030 de reduzir o impacto hídrico em 2030% por produção de unidade em toda a empresa e restaurar mais de 50% de volume absoluto de captação de água em áreas de alto risco. Em alinhamento com essas metas empresariais, o objetivo da equipe local era reduzir o uso anual de água por tonelada de produto em 3% em média por ano entre 2018 e 2030.
Oportunidades de redução de uso de água foram identificadas nas seguintes áreas: coleta de água da chuva, atualizações em banheiros e recuperação de condensado e osmose reversa — projeto para melhorar a circularidade da água. A priorização dessas oportunidades envolveu a colaboração entre as equipes de Sustentabilidade Corporativa e de Engenharia e Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Lerma
Uma avaliação de risco abrangente foi realizada aproveitando as percepções do Smart Water Navigator da Ecolab para identificar desafios relacionados à água compartilhados e em nível local. A implementação de projetos de redução de captação de água foi priorizada com base na probabilidade de risco e impacto para as partes interessadas da comunidade e localmente. Dos cinco resultados hídricos do padrão AWS, Lerma se concentrou no equilíbrio hídrico sustentável e no status de qualidade boa da água, equilibrando a relevância e o risco para o local.
Economia anual
-
Água
858,000galões de água a menos
(3.250m3) -
Valor total fornecido:
$12,800
em economia de custos ajustada ao risco
Com o objetivo de melhorar a saúde geral das bacias hidrográficas locais, e como parte das metas de impacto da Ecolab 2030, priorizamos a certificação AWS para impactar nas bacias com alto risco de escassez.
Redução no uso de água anual total de 858.000 galões (3.250 metros cúbicos) equivalente a US$ 12.800 de economia de custo ajustada ao risco
Soluções
Os seguintes projetos ajudam a melhorar o equilíbrio hídrico das instalações e foram concluídos para reduzir o uso geral de água:
- Implementação de um sistema de coleta de água da chuva para uso no sistema de pulverizadores de emergência
- Instalação de acessórios de banheiro de alta eficiência
- Instalação de um sistema de recuperação de condensado
- Otimização dos processos de lavagem de equipamentos de processo
- Melhoria na eficiência do sistema de água desionizada
- Automação aprimorada do sistema de caldeiras
Os seguintes projetos são considerados para melhorias futuras:
- Otimização contínua das operações da caldeira
- Expansão do sistema de coleta de água da chuva
- Projeto de circularidade de efluentes
- Expansão da otimização de recuperação de condensado
- Expansão do processo de recuperação de condensado em áreas adicionais da instalação
- Monitoramento e otimização da torre de resfriamento
Esses esforços combinados contribuem para o progresso da fábrica de Lerma rumo à sua meta anual de redução de 3% na intensidade da água em relação ao ano anterior.
Desempenho
Impacto hídrico positivo | Redução de uso de água anual total de 3.250 metros cúbicos (858.000 galões), equivalente a 24% de redução no consumo de água por tonelada de produto em relação a 2018.
Resultados econômicos | US$ 12.800 em economia ajustada ao risco
Governança da água
No nível da fábrica, o supervisor de manutenção é responsável pelos testes de efluentes, controle do consumo de água e projetos relacionados à água. O gerente de segurança, saúde e meio ambiente da unidade é responsável pela conformidade de efluentes e o departamento de qualidade é responsável pela qualidade da água de entrada.
Para manter a boa qualidade da água de entrada, testes hídricos internos diários são realizados, além dos testes terceirizados de efluentes realizados anualmente. Os efluentes são testados pela estação de tratamento terceirizada e relatados mensalmente. Se ocorrer um derramamento ou problema relacionado à água, o local tem um plano de resposta a incidentes robusto que inclui uma análise da causa raiz do incidente original, uma revisão pela equipe de liderança, documentação em uma plataforma de relatórios interna e comunicação de estratégias de mitigação durante reuniões mensais no local. O local não teve nenhuma violação relacionada à água no ano passado.
A equipe de sustentabilidade é orientada e aconselhada pela equipe de consultoria executiva de sustentabilidade, que é composta pelos líderes de negócios e de divisão mais seniores da empresa. Além disso, a posição sobre Water Stewardship e sobre Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SHE) da Ecolab estão publicamente disponíveis e servem como compromissos e orientações sobre situações relacionadas à água e à conformidade. A posição da Ecolab sobre Water Stewardship formaliza seu compromisso global com uma administração responsável da água, identificando oportunidades para que a empresa e seus clientes usem os recursos hídricos de uma maneira que beneficie os negócios, as comunidades e a natureza. A posição da Ecolab sobre SHE destaca o compromisso da empresa com a excelência em práticas e desempenho de segurança, saúde e meio ambiente em todas as operações globais.
Jornada de Water Stewardship
Além de melhorias operacionais internas, atividades externas de administração hídrica estão em andamento na unidade de Lerma da Ecolab Os desafios compartilhados entre a fábrica e as partes interessadas locais relevantes incluem escassez de água e a qualidade da água. Para abordar essas situações comuns, a Ecolab colabora com outros usuários de água na bacia e compartilha sua jornada de certificação AWS com as partes interessadas na bacia hidrográfica local. A Ecolab está colaborando com o H2O Lerma, um projeto comunitário para melhorar a qualidade da água do rio Lerma. Por meio desse projeto, a unidade coleta cascas de ovos que são usadas para criar filtros de água. E para contribuir para a saúde de importantes áreas relacionadas à água, 100 voluntários das unidades de Lerma e Cuautitlán Izcalli, no México, fizeram parceria com The Nature Conservancy (TNC) e ProNatura para plantar 2.000 árvores na comunidade de San Andres Totoltepec na Cidade do México em 2019.
Em 2022, mais de 90 voluntários das fábricas de Cuautitlán e Lerma ajudaram a construir cisternas móveis para famílias de baixa renda na comunidade de Piedra Grande, Huixquilucan, Estado do México. Essas cisternas permitirão armazenar e filtrar a água que pode ser utilizada para consumo humano, animais ou produção de alimentos. Do seu trabalho voluntário, 20 famílias e mais de 200 pessoas serão beneficiadas com esta realização.
Além dos esforços locais de administração hídrica, o programa global de doações da Ecolab, Solutions for Life, aprimora a missão da empresa de conservar e proteger água doce por meio de parcerias com duas organizações não governamentais globais: a TNC e a Project WET Foundation.
Este estudo de caso foi criado para cumprir os indicadores de AWS 5.1.1, 5.2.1, 5.3.1. 5.4.1, 5.4.2, 5.5.1, 5.5.2 e 5.5.3. Para obter mais informações, fale com sustainability@ecolab.com.