Monterrey MX Plant

Fábrica da Ecolab em Monterrey, México, é certificada como uma líder em Water Stewardship 

Estudo de caso para implementação da Alliance for Water Stewardship (AWS)

A situação

A instalação de produção da Ecolab localizada na cidade de Apodaca, perto de Monterrey, no estado de Nuevo León, México, é uma fábrica dedicada à produção de soluções químicas industriais para detergentes, desinfetantes e outros limpadores. A instalação de Monterrey utiliza principalmente água municipal proveniente das represas Rodrigo Gómez la Boca, Cerro Prieto e El Cuchillo, que obtêm água da bacia do rio Pesquería. Efluentes domésticos e industriais são tratados na fábrica e descarregados no sistema de água municipal, que oferece tratamento adicional antes de descarregar no rio Pesquería.

Em alinhamento com o compromisso da Ecolab com uma abordagem holística à gestão de águas em suas instalações de produção, a empresa está em busca da certificação principal do Padrão Hídrico Internacional versão 2.0 da Alliance for Water Stewardship (AWS) em sua fábrica em Monterrey.


Situação

A equipe da fábrica da Ecolab em Monterrey avaliou a instalação em busca de oportunidades de reduzir o uso de água nas operações para atingir as metas de impacto para 2030 da Ecolab de reduzir o impacto hídrico em 40% por produção de unidade em toda a empresa e restaurar mais de 50% do volume absoluto de retirada de água em locais de alto risco. Em alinhamento com essas metas empresariais, o objetivo da equipe local era reduzir o uso anual de água por tonelada de produto em 3,3% em média por ano em comparação com 2018

Oportunidades de redução e reutilização da água foram identificadas nas seguintes áreas: recuperação de água da chuva, redução do uso de água em banheiros, implementação de torneiras que economizam água e reutilização de água de lavagem de tanques. A priorização dessas oportunidades envolveu colaboração das equipes de Sustentabilidade Corporativa e Engenharia, Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SHE, na sigla em inglês) de Monterrey.

Uma avaliação de risco abrangente foi realizada utilizando informações do Smart Water Navigator da Ecolab, do atlas de aquedutos do World Resources Institute, do World Wildlife Fund Water Risk Filter e da ferramenta do compromisso WASH do World Business Council for Sustainable Development para identificar desafios relacionados à água compartilhados e no nível do site. A implementação de projetos de redução de captação de água foi priorizada com base na probabilidade de risco e impacto para as partes interessadas da comunidade e localmente. Dos cinco resultados hídricos do padrão da AWS, Monterrey se concentrou em equilíbrio sustentável da água, boa qualidade da água e boa governança da água, equilibrando relevância e risco ao local.

Economia anual

  • Water eROI icon

    Água
    181,000

    galões de água a menos (685 m3)

  • Valor total fornecido:

    $3,600
    em economia de custos ajustada ao risco 

Com o objetivo de melhorar a saúde geral das bacias hidrográficas locais, e como parte das metas de impacto da Ecolab 2030, priorizamos a certificação AWS para impactar nas bacias com alto risco de escassez.

Alliance for Water Stewardship Logo, three intersecting water drop outlines

Uma redução média anual de 181.000 galões (685 m3) no consumo de água, o equivalente a US$ 3.600 em economia ajustada ao risco.

Soluções

Os seguintes projetos ajudam a melhorar o equilíbrio hídrico da instalação e foram iniciados para reduzir o uso geral de água:

  • Recuperação e reutilização de água de rejeição por osmose.
  • Recuperação da água de unidades de ar-condicionado.
  • Melhoria da capacidade de tratamento de efluentes da fábrica para aplicações avançadas de reciclagem e reutilização da água.

Os seguintes projetos estão sendo considerados para aprimoramentos futuros:

  • Implementação de um sistema de coleta de ideias para reunir ideias de economia de água de funcionários da fábrica, o que incentiva os associados a enxergar a água como um recurso compartilhado e promove a ação coletiva que alimenta as discussões sobre economia de água durante análises de negócios mensais. Coleta e reutilização da água da chuva para reduzir o consumo geral de água.
  • Implementação do Water Flow Intelligence para melhorar a visibilidade dos ativos de água no local.

Esses esforços combinados contribuíram para o progresso da fábrica de Monterrey rumo à sua meta de redução anual média de 3,3% na intensidade hídrica ao alcançar uma redução geral de 43% na retirada de água por tonelada de produto em 2022 em comparação com 2018.


Map of Mexico highlighting the Monterrey plant location and the surrounding Pesquería River Basin

Legenda da imagem: mapa do México destacando a localização da fábrica de Monterrey e a bacia do rio Pesquería ao lado

Desempenho

  • Impacto hídrico positivo | Redução média anual de 685 metros cúbicos (181.000 de galões) na retirada de água, resultando em uma redução de 43% no consumo de água por tonelada de produto em 2022 em comparação com 2018.
  • Resultados econômicos | US$ 3.630 em economia anual média ajustada ao risco. 
Chart of water withdrawl, water intensity target, and actual water intensity results at the Monterrey plant from 2018-2022 (see table below)

TABELA: dados de captação de água, meta de intensidade de água e resultados reais de intensidade de água na fábrica de Monterrey entre 2018 e 2022

Descrição 2018 2019 2020 2021  2022
Captação de água (m3) 6,610 7,027 6,764 6,055 3,873
Meta de intensidade de água *   0.48 0.46 0.45 0.43
Intensidade de água real 0.46 0.57 0.57 0.44 0.28

Governança da água

No nível da fábrica, o gestor de SHE é responsável pela testagem de águas residuais, conformidade, efluentes e descargas legais de águas residuais. O supervisor de manutenção é responsável pela descarga de esgoto, consumo de água e condução de projetos de economia de água, bem como pela operação da usina de tratamento de efluentes e dos sistemas de coleta de água mole, deionizada e da chuva.

Para manter a boa qualidade da água, a equipe de Qualidade de Monterrey monitora a qualidade da água diariamente. Além disso, os efluentes são analisados por uma organização terceirizada local a cada três meses. Se ocorrer um derramamento ou problema relacionado à água, o local tem um plano de resposta a incidentes robusto que inclui uma análise da causa raiz do incidente original, uma revisão pela equipe de liderança, documentação em uma plataforma de relatórios interna e comunicação de estratégias de mitigação durante reuniões mensais no local. O local não teve nenhuma violação relacionada à água no ano passado.

A equipe de Sustentabilidade é orientada e aconselhada pela equipe de Consultoria Executiva de Sustentabilidade, que é composta pelos líderes de negócios e de divisão mais seniores da empresa. Além disso, as posições da Ecolab quanto a sustentabilidade,, Water Stewardship e SHE estão disponíveis publicamente e servem como compromisso e orientação em situações relacionadas à água e conformidade.


Jornada de Water Stewardship

Além de melhorias operacionais internas, as atividades de water stewardship externas da instalação da Ecolab em Monterrey são contínuas. Os desafios compartilhados entre a fábrica e as partes interessadas locais relevantes incluem escassez de água, infraestrutura e financiamento para projetos relacionados à água e à qualidade da água. Para abordar essas situações comuns, a Ecolab colabora com outros usuários de água na bacia.

Os funcionários da fábrica participam de diversos projetos sociais, incluindo um evento de coleta de lixo nos espaços verdes perto da fábrica, campanhas de conscientização e educação em escolas públicas para promover a lavagem das mãos e eventos de trabalho voluntário com foco no plantio de árvores na área montanhosa ao redor de Monterrey. A instalação mantém contato com partes interessadas públicas, incluindo o provedor de saneamento municipal, uma variedade de empresas privadas na área e diversas organizações não governamentais (ONG).

Desde 2014, a Ecolab Foundation e a TNC restauraram e conservaram mais de 293 acres de terra no Parque Nacional Cumbres de Monterrey, que fornece mais de 60% do suprimento de água da região metropolitana de Monterrey. Essas atividades têm o objetivo de melhorar a infiltração da água, regular o fluxo da água, reduzir o risco de enchentes e fortalecer a segurança hídrica e a resiliência climática para comunidades dentro e ao redor de Monterrey.

Além disso, nossa colaboração também produziu um viveiro comunitário de árvores que fornece árvores para restaurar a paisagem e contribui para a subsistência dos agricultores locais. O viveiro, lançado em 2018, atualmente produz 60.000 plantas por ano. Essas plantas têm o potencial de reflorestar entre 300 e 370 acres de áreas desprovidas de vegetação no Parque Nacional Cumbres de Monterrey. O plantio de árvores também ajuda com a filtragem da água e fluxo de águas superficiais e subterrâneas para beneficiar 4,5 milhões de pessoas.

Além dos esforços locais de water stewardship, o programa global de doações da Ecolab, Solutions for Life, aprimora a missão da empresa de conservar e proteger a água doce por meio de parcerias e projetos adicionais com a The Nature Conservancy e a Project WET Foundation.


Este estudo de caso foi criado para cumprir os indicadores de AWS 5.1.1, 5.2.1, 5.3.1. 5.4.1, 5.4.2, 5.5.1, 5.5.2 e 5.5.3. Para obter mais informações, fale com sustainability@ecolab.com.


Download do estudo de caso

_

Histórias de sucesso relacionadas

Isto é um carrossel. Use os botões "Próximo" e "Anterior" para navegar, ou pule para um slide clicando nos pontos.

Nenhuma história de sucesso relacionada foi encontrada.