Fábrica da Ecolab em Santiago, Chile
Certificada como líder em Water Stewardship
Publicado em dezembro de 2024
Percepções
Como líder global em soluções e serviços relacionados à água, a Ecolab mantém a dedicação de criar um futuro com mais segurança hídrica por meio da gestão, conservação e administração inteligentes de águas. Até 2030, planejamos continuar alcançando um impacto hídrico líquido positivo por meio de:
- Redução, reciclagem e reposição de água nas instalações operacionais. Buscamos reduzir o impacto hídrico em 40% por unidade de produção em toda a nossa empresa em comparação com 2018.
- Proteção das bacias hidrográficas locais ao trabalharmos para restaurar mais de 50% do nosso volume total de retirada de água em locais de alto risco
- Entrega de resultados por meio do padrão da Alliance for Water Stewardship (AWS) ao alcançarmos a certificação da AWS para instalações de produção da Ecolab localizadas em bacias hidrográficas de alto risco.
A fábrica da Ecolab localizada no distrito de Lampa, em Santiago, Chile, é uma das que mais contribuíram para essas metas. A fábrica da Ecolab em Santiago utiliza principalmente água obtida diretamente do aquífero Maipo-Mapocho, uma parte essencial da bacia do Rio Maipo. A Ecolab tem os direitos da extração de água subterrânea e opera seu próprio sistema para retirar água de um poço localizado na propriedade. A fábrica de Santiago possui uma estação de tratamento de efluentes no local dedicada ao tratamento de efluentes internos usando um reator de batelada sequencial (SBR, na sigla em inglês) com lodo ativado para reduzir as matérias orgânicas. A água tratada e clarificada é desinfetada por meio de cloração e dicloração para atender a normas regulatórias. Essa água tratada é então recuperada no sistema de proteção contra incêndios para reúso. Os resíduos líquidos industriais são tratados externamente pela Bravo Energy, uma provedora que manuseia e trata esses resíduos específicos.
A fábrica de Santiago foi identificada como um local prioritário para buscar a certificação da AWS, aprimorar a abordagem de gestão inteligente de águas da instalação e implementar tecnologias inovadoras para alcançar metas hídricas empresariais.
Ações
Para contribuir para as metas hídricas empresariais da Ecolab, o objetivo da equipe local é reduzir o uso anual de água por tonelada de produto em 40% entre 2018 e 2030.
Os seguintes projetos ajudam a melhorar o equilíbrio hídrico da instalação e foram implementados para reduzir o uso geral de água:
- Otimização do sistema de pré-tratamento por osmose reversa industrial.
- Melhorias foram feitas no monitoramento de uso de água, levando à identificação e conclusão de um projeto de reparo de vazamento.
- O planejamento aprimorado da produção em batelada levou à redução de lavagens do misturador.
Resultados
As melhorias feitas na instalação de Santiago se provaram um passo útil para melhorar as operações da fábrica e alcançar as metas de sustentabilidade da Ecolab.
Com o objetivo de melhorar a saúde geral das bacias hidrográficas locais, e como parte dos esforços da Ecolab para criar um impacto positivo para 2030, priorizamos a certificação da AWS nas bacias hidrográficas de alto risco nas quais operamos.
Jornada de Water Stewardship
A Ecolab mantém o compromisso com o uso sustentável da água em suas instalações e colaboração com outras empresas no nível local. Em alinhamento com o compromisso da Ecolab com uma abordagem holística à gestão de águas em suas instalações de produção, a empresa está em busca da certificação principal do Padrão Hídrico Internacional versão 2.0 da Alliance for Water Stewardship (AWS) em sua fábrica em Santiago, Chile.
Para identificar os desafios relacionados à água compartilhados na bacia hidrográfica do Rio Maipo, uma abrangente avaliação de risco foi realizada utilizando informações do Smart Water Navigator da Ecolab e do Atlas de aquedutos do World Resources Institute (WRI). A implementação de projetos de redução de captação de água foi priorizada com base na probabilidade de risco e impacto para as partes interessadas da comunidade e localmente.
A abordagem da Ecolab em relação à gestão de águas busca causar um impacto positivo em suas operações e nos desafios relacionados à água nas comunidades em que opera. Para a fábrica de Santiago e as partes interessadas locais, os principais desafios relacionados à água incluem: estresse hídrico e escassez em aquíferos, qualidade da água (incluindo contaminação de aquíferos), áreas sem acesso a infraestrutura de saneamento, danos a áreas ecológicas protegidas na bacia hidrográfica e alagamentos.
Para lidar com esses desafios de maneira eficaz, uma abordagem sólida de gestão de água busca melhorias contínuas no equilíbrio hídrico sustentável e na qualidade da água da instalação. Nossa abordagem holística inclui um foco em áreas importantes relacionadas à água e água, saneamento e higiene (WASH, na sigla em inglês), e nosso progresso contínuo nessas áreas críticas dependem de nossa sólida governança hídrica.
Utilizando o Smart Water Navigator da Ecolab para quantificar o progresso feito em relação aos cinco resultados da AWS, a fábrica de Santiago é considerada como tendo inteligência hídrica na curva de maturidade da água. A curva de maturidade da água ilustra o estado quantificado da estratégia hídrica e plano de gestão de uma instalação. A localização de uma instalação na curva é determinada por um conjunto de critérios que incluem governança e estratégia, definição de meta, práticas de gestão de águas e administração de recursos hídricos. Os critérios incorporam princípios consistentes com os cinco resultados da estrutura da AWS, enfatizando que a sólida gestão de águas inclui melhoria contínua e colaboração dentro e fora das operações da instalação.
Equilíbrio hídrico sustentável
Um impacto líquido positivo na água
Um equilíbrio hídrico sustentável e abordagem de gestão inteligente de águas em nossas próprias operações são um componente essencial para alcançar um impacto hídrico líquido positivo em toda a empresa. Alinhado com as metas da empresa, o objetivo da equipe local é reduzir o uso anual de água da instalação por tonelada de produto em 40% entre 2018 e 2030. A equipe da fábrica da Ecolab em Santiago avaliou a instalação em busca de oportunidades de reduzir o uso de água nas operações para atender às metas da Ecolab para criar um impacto positivo para 2030. A implementação de projetos de redução de uso de água é priorizada com base na probabilidade de risco e do impacto à instalação e às partes interessadas na comunidade.
Qualidade da água
Abordagem de qualidade da água
Para manter a alta qualidade da água na fábrica de Santiago, a qualidade da água para osmose reversa é monitorada continuamente com sensores medindo parâmetros essenciais. Para a água potável, a instalação exige testes diários de cloro residual livre nos principais pontos de distribuição. Além disso, uma análise físico-química e bacteriológica anual da fonte da água é realizada por um laboratório autorizado.
Antes da drenagem de águas pluviais e descarga de efluentes, as instalações devem inspecionar visualmente e testar os efluentes para confirmar que atendam aos requisitos ambientais locais, limites de licenças e padrões da empresa. Se não houver requisitos ambientais locais ou limites de licença, os padrões da empresa devem ser atendidos para descarga de águas pluviais em um curso de água adjacente ou dos efluentes em um sistema de esgoto municipal. Se ocorrer um derramamento ou problema relacionado à água, o local tem um plano de resposta a incidentes robusto que inclui uma análise da causa raiz do incidente original, documentação em uma plataforma de relatórios interna e comunicação de estratégias de mitigação. Informações de conformidade relacionadas à água do local estão disponíveis mediante solicitação.
Governança da água
Abordagem de governança da água
No nível da fábrica, o departamento de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SHE, na sigla em inglês) é responsável pela conformidade dos efluentes, com o líder de SHE sendo o principal encarregado e o gestor da fábrica sendo quem principalmente presta contas. O líder ambiental corporativo está disponível para consultas sobre atualizações regulatórias e conformidade de efluentes. Além disso, o líder de SHE é responsável pelos requisitos de monitoramento de água de acordo com a política ambiental interna de cadeia de suprimentos global da Ecolab e por quaisquer regulamentações externas aplicáveis. O líder ambiental corporativo está disponível para consultas sobre atualizações regulatórias e conformidade de efluentes. As informações de conformidade relacionadas à água da instalação estão disponíveis mediante solicitação, incluindo as ações corretivas necessárias implementadas pela instalação para evitar ocorrências futuras.
A equipe de sustentabilidade empresarial é orientada e aconselhada pela equipe consultiva executiva de sustentabilidade (SEAT, na sigla em inglês), que é composta pelos líderes de divisão e empresariais mais seniores da empresa. Além disso, as posições de sustentabilidade, gestão de águas e segurança, saúde e meio ambiente (SHE) da Ecolab estão publicamente disponíveis e servem como compromissos e orientação quanto à conformidade e situações relacionadas à água. A posição de sustentabilidade da Ecolab formaliza o compromisso da Ecolab com a sustentabilidade dentro da empresa e seu impacto nos clientes. A posição da Ecolab quanto à gestão de águas reforça seu compromisso global com a gestão de águas responsável ao identificar oportunidades para que a empresa e seus clientes usem recursos hídricos de uma maneira que beneficie a empresa, as comunidades e a natureza. A ferramenta da Ecolab SHE global da Ecolab destaca o compromisso da empresa com a excelência em práticas e desempenho de segurança, saúde e meio ambiente em todas as operações globais.
Áreas importantes relacionadas à água
Água, saneamento e higiene (WASH)
Ação coletiva
Além dos aprimoramentos operacionais internos, as atividades externas de administração hídrica da fábrica da Ecolab em Santiago são contínuas. Os desafios compartilhados entre a fábrica e as partes interessadas locais relevantes incluem estresse hídrico e escassez em aquíferos, qualidade da água (incluindo contaminação de aquíferos), áreas sem acesso a infraestrutura de saneamento, danos a áreas ecológicas protegidas na bacia hidrográfica e alagamentos. Para abordar essas situações comuns, a Ecolab colabora com outros usuários de água na bacia.
Em 2024, a Ecolab se uniu à Bonneville Environmental Foundation para implementar um projeto de redução de uso de água na bacia do Maipo. Esse projeto de vários anos ajudará a facilitar a conversão de sistemas de irrigação em terras agrícolas de irrigação padrão à irrigação por gotejamento ou por pivô. O projeto ajuda a preservar o limitado suprimento de água para uso urbano e agrícola na bacia. O uso eficiente da água é fundamental para ajudar a manter o equilíbrio do ecossistema local e ajuda a garantir que a água permaneça disponível para outros usos essenciais, incluindo para beber e saneamento.
Além dos esforços locais de administração da água, o programa global de doações da Ecolab, Solutions for Life, aprimora a missão da empresa de conservar e proteger água doce por meio de parcerias e projetos adicionais com a TNC e a Project WET Foundation.
Este estudo de caso foi criado para cumprir os indicadores de AWS 5.1.1, 5.2.1, 5.3.1. 5.4.1, 5.4.2, 5.5.1, 5.5.2 e 5.5.3. Para obter mais informações, fale com sustainability@ecolab.com.