Employee at Ecolab’s Suzano, Brazil Plant

Fábrica da Ecolab em Suzano, Brasil, recebe certificação de líder em Water Stewardship

Estudo de caso da Alliance for Water Stewardship (AWS)

A situação

A instalação de produção da Ecolab localizada em Suzano, Brasil, perto de São Paulo, é uma fábrica de mistura e reação que produz principalmente produtos químicos para tratamento de efluentes. A instalação de Suzano obtém água subterrânea do Aquífero Pré-Cambriano e água municipal do Sistema de Produção do Alto Tietê, uma série de reservatórios ao longo do rio Tietê na bacia do Alto Tietê. A água potável é obtida do Aquífero Guarani. Os efluentes são enviados para linhas municipais e industriais para tratamento antes de serem descarregados no rio Tietê. 

Em alinhamento com o compromisso da Ecolab com uma abordagem holística para a gestão de águas em suas instalações de produção, em 2022, a empresa obteve a principal certificação para o Padrão Hídrico Internacional da Alliance for Water Stewardship (AWS) em sua fábrica de Suzano. A instalação continua se mantendo atualizada quanto aos requisitos da AWS para manter a certificação principal. 

Situação

A equipe da fábrica da Ecolab em Suzano avaliou a instalação em busca de oportunidades de reduzir o uso de água em todas as operações para atender às metas de impacto da Ecolab para 2030 de reduzir o impacto hídrico em 40% por produção de unidade em toda a empresa e restaurar mais de 50% de volume absoluto de captação de água em áreas de alto risco. Em alinhamento com essas metas empresariais, o objetivo da equipe local era reduzir a retirada de água por tonelada de produto em 3,33% em média a cada ano entre 2018 e 2022.

Oportunidades de redução de água foram identificadas nas seguintes áreas:   

Melhoria no monitoramento do fluxo de água, aprimoramentos nos processos de lavagem de equipamentos de processo e introdução de um plano de priorização para lidar com situações de manutenção relacionadas à água. Além disso, a criação de um departamento de sustentabilidade. Essas oportunidades envolveram colaboração entre a equipe de sustentabilidade corporativa e as de engenharia e segurança, saúde e meio ambiente de Suzano. 

Uma avaliação de risco abrangente foi realizada aproveitando as percepções do Smart Water Navigator da Ecolab e do atlas de aquedutos do World Resources Institute (WRI) para identificar desafios relacionados à água compartilhados e em nível local. A implementação de projetos de redução de captação de água foi priorizada com base na probabilidade de risco e impacto para as partes interessadas da comunidade e localmente. Dos cinco resultados hídricos do padrão da AWS, Suzano se concentrou no equilíbrio hídrico sustentável, na boa qualidade da água e na boa governança hídrica, equilibrando relevância e risco para a instalação.

AWS certification data 1.3 million gallons of water reduced and $33,500 USD risk=adjusted cost savings

Com o objetivo de melhorar a saúde geral das bacias hidrográficas locais, e como parte das metas de impacto da Ecolab 2030, priorizamos a certificação AWS para impactar nas bacias com alto risco de escassez.

AWS Certification Plant Imagery

Solução

Os seguintes projetos ajudam a melhorar o equilíbrio hídrico da instalação e foram iniciados para reduzir o uso geral de água:

  • A implementação da tecnologia para sistemas de resfriamento 3D TRASAR™ da própria Ecolab para oferecer monitoramento avançado, controle e proteção de ativos de sistemas de água de resfriamento
  • Melhoria no monitoramento de fluxo de água por meio da instalação de hidrômetros e um sistema de monitoramento on-line para oferecer controle e visibilidade aprimorados para o uso da água por toda a fábrica
  • Construção de um sistema de captação de água da chuva para uso em todas as operações
  • Otimização dos processos de lavagem de equipamentos de processo
  • Utilização de um programa de gestão total da planta para criar e manter uma equipe multifuncional com a tarefa de identificar e lidar com perdas de água por toda a planta por meio de manutenção preventiva e projetos de melhoria contínua
  • Implementação de campanhas de lavagem e matriz de lavagem
  • Processos de reutilização de água na fábrica
  • Criação de um departamento de sustentabilidade na instalação
  • Utilização de áreas úmidas para tratamento de efluentes

A ferramenta da Ecolab Tecnologia para caldeiras 3D TRASAR™ também será empregada no local para oferecer automação e controle avançados da água da caldeira, o que resultará em mais economia de água, energia e emissões enquanto melhora a confiabilidade.

Esses esforços combinados contribuíram para o progresso da fábrica de Suzano rumo à sua meta de redução média de 3,33% na intensidade hídrica anual ao atingir uma redução geral de 19% na captação de água por tonelada de produto em 2022 em comparação com 2018.

Uma redução anual média no uso de água de 1,3 milhão de galões,
o equivalente a US$ 33.500 em redução de custos,
foi obtida entre 2018 e 2022.

Desempenho

  • Impacto hídrico positivo | Uma redução anual média de ~5.000 m3 (1,3 milhão de galões), resultando em uma redução de 19% no uso de água por tonelada de produto obtida em 2022 em comparação com 2018.
  • Resultados econômicos | US$ 33.500 em economia anual média ajustada ao risco
map of brazil locating ecolab’s suzano plant location, the Precambrian aquifer and Alto Tietê river basin
chart detailing water savings progress at Ecolab's Suzano plant

Governança da água

No nível da planta, a equipe de segurança, saúde e meio ambiente é responsável por gerenciar a qualidade da água, efluentes e descargas de águas residuais, bem como por todos os requisitos jurídicos sobre essa área. As equipes de serviços públicos, logística, produção e manutenção são responsáveis por executar projetos de economia de água. A equipe de serviços públicos também é responsável por operar o sistema de tratamento de água industrial e efluentes, monitorar a descarga de águas residuais e coletar amostras relevantes.

Para manter a boa qualidade dos efluentes, a temperatura e o pH são ajustados continuamente. Uma análise completa é realizada mensalmente, e uma análise anual é enviada para a estação de saneamento e a agência ambiental do estado de São Paulo para garantir a conformidade do sistema. A qualidade da água potável recebida é testada mensalmente e a água de processo é testada anualmente.

Caso ocorra um derramamento ou uma situação relacionada à água, a instalação de Suzano tem um plano robusto de resposta a incidentes que inclui uma análise da causa do incidente original, uma revisão pela equipe de liderança, documentação em uma plataforma interna de relatórios e comunicação de estratégias de mitigação durante reuniões mensais no local. O local não teve nenhuma violação relacionada à água no ano passado.

A equipe de sustentabilidade é orientada e aconselhada pela equipe de consultoria executiva de sustentabilidade, que é composta pelos líderes de negócios e de divisão mais seniores da empresa. Além disso, as posições da Ecolab quanto a sustentabilidade, Water Stewardship e segurança, saúde e meio ambiente (SHE, na sigla em inglês) estão disponíveis publicamente e servem como compromisso e orientação em situações relacionadas à água e conformidade. A posição da Ecolab quanto à sustentabilidade formaliza o compromisso global da Ecolab com a sustentabilidade e seu impacto nos clientes. A posição da Ecolab quanto à Water Stewardship reforça seu compromisso global com a administração da água responsável ao identificar oportunidades para que a empresa e seus clientes usem recursos hídricos de uma maneira que beneficie a empresa, as comunidades e a natureza. A posição da Ecolab sobre SHE destaca o compromisso da empresa com a excelência em práticas e desempenho de segurança, saúde e meio ambiente em todas as operações globais.

Jornada de Water Stewardship

Além das melhorias operacionais internas, as atividades externas de administração da água da instalação da Ecolab em Suzano são contínuas. Os desafios compartilhados entre a fábrica e as partes interessadas locais relevantes incluem escassez de água, qualidade da água e o risco de inundação. Para abordar essas situações comuns, a Ecolab colabora com outros usuários de água na bacia.

Os funcionários da fábrica participaram de diversos projetos sociais em conjunto com as equipes de vendas e serviços da Ecolab Brasil para conscientizar sobre a importância da água na comunidade por meio da criação de arte no muro e outros trabalhos públicos. A instalação mantém contato com partes interessadas públicas, incluindo provedores de saneamento, uma variedade de empresas privadas na área e diversas organizações não governamentais (ONG).

Além disso, por meio do status da Ecolab como membro fundador da Water Resilience Coalition da Organização das Nações Unidas (ONU), os trabalhos para o lançamento da seção de São Paulo foram iniciados, o que amplia o engajamento coletivo de médias e pequenas empresas na área para lidar com os desafios relacionados à água.

Ademais, a Ecolab está comprometida com um projeto em parceria com a The Nature Conservancy (TNC) por meio do Fundo de Água de São Paulo. O principal objetivo desse projeto é proteger e melhorar a segurança hídrica na região metropolitana de São Paulo. Por meio do Fundo de Água de São Paulo, pelo menos 220 hectares de florestas no município de Mogi das Cruzes e Salesópolis serão protegidos, ambos os municípios localizados na cabeceira da bacia hidrográfica do Alto Tietê. Parceiros do projeto se engajam com proprietários de terras rurais, mapeiam florestas existentes para conservação e restauração e identificam melhorias no saneamento rural. Acordos voluntários de conservação de água são negociados com os proprietários de terras, em linha com as políticas de conservação de água municipal que já existem nos municípios. Após a assinatura, esses acordos compensam os proprietários de terras rurais pela conservação da floresta em suas terras. O projeto utiliza financiamento para ampliar o acesso ao saneamento básico em áreas rurais ao substituir sistemas rudimentares por tecnologias avançadas em Salesópolis e/ou Mogi das Cruzes. O projeto não apenas reabastecerá 29,4 milhões de galões de água por ano durante 10 anos a partir de 2023, como também manterá o armazenamento e reabastecimento de lençóis freáticos, a qualidade da água superficial e a abundância e diversidade de espécies de plantas nativas. Além disso, o projeto deve manter ou aprimorar o sequestro de carbono, contribuindo para melhorar as estratégias de adaptação e mitigação e melhorando a saúde humana na região.

Além dos esforços locais de administração da água, o programa global de doações da Ecolab, Solutions for Life, aprimora a missão da empresa de conservar e proteger água doce por meio de parcerias e projetos adicionais com a TNC e a Project WET Foundation.

 

_

Histórias de sucesso relacionadas

Isto é um carrossel. Use os botões "Próximo" e "Anterior" para navegar, ou pule para um slide clicando nos pontos.

Nenhuma história de sucesso relacionada foi encontrada.