Smart Water Navigator da Ecolab:
Um roteiro prático para melhorar a gestão de águas

Ecolab Smart Water Navigator logo

Escassez de água é uma ameaça crescente para as empresas.

Mas com o Smart Water Navigator da Ecolab, as empresas podem desenvolver resiliência e promover crescimento, uma instalação por vez.

O Smart Water Navigator da Ecolab é um roteiro prático para entender melhor a gestão de águas em uma era de recursos hídricos cada vez mais escassos. Com base em uma avaliação direta com 13 perguntas, as empresas poderão ver exatamente como cada uma de suas instalações está se saindo quando se trata de gestão de águas. O Smart Water Navigator também fornece um guia personalizado para cada instalação individual, com uma série de etapas específicas para melhorar as práticas de gestão de águas.

A nova ferramenta on-line, lançada em 14 de março na cidade de Nova Iorque, é gratuita e está disponível publicamente em www.smartwaternavigator.com. Pode ser usada por qualquer empresa, independentemente do setor, quer elas gerenciem um local ou centenas, ajudando-as a economizar água e dinheiro.

"A ONU projeta que teremos um déficit de 40% de água até 2030 se não agirmos logo", afirmou Emilio Tenuta, Vice-Presidente de Sustentabilidade Corporativa da Ecolab. "Chegou a hora de as empresas garantirem que suas instalações ao redor do mundo estejam preparadas. Ao mesmo tempo, se fizermos isso em escala, ajudaremos a evitar uma crise hídrica mais adiante."

Como obter inteligência hídrica

Com o crescimento econômico, o crescimento populacional e as mudanças climáticas contribuindo para restrições de recursos, a escassez de água é um problema global. Mas como cada local e cada bacia hidrográfica é diferente, as soluções são locais.

É nesse ponto que muitas empresas usuárias de água têm dificuldades hoje em dia. Um número cada vez maior delas tem metas de redução de uso de água, mas geralmente as boas intenções acabam não produzindo resultados reais. Há uma falta de conexão entre a sede da empresa e a instalação individual, onde gerentes e suas equipes não têm orientações, experiência e ferramentas claras para reduzir o uso de água.

O Smart Water Navigator busca consertar essa falta de conexão ao focar em instalações individuais e fornecer soluções personalizadas para cada local específico. Usando um painel para a empresa, os usuários podem classificar suas instalações por geografia, nível de estresse hídrico e desempenho atual de gestão de águas. Isso torna mais fácil priorizar locais vulneráveis e alocar o escasso dinheiro para investimentos onde ele fará a maior diferença.

Cada instalação é colocada na curva de maturidade hídrica, que visualiza seu estado de gestão de águas em quatro níveis fáceis de entender. Uma instalação no começo de sua jornada está "inexplorada". Uma com total maturidade hídrica tem "inteligência hídrica".

Usando um guia personalizado para sua própria instalação, os gerentes podem tomar as medidas necessárias para subir ao nível seguinte na curva de maturidade hídrica. Isso pode incluir atribuir responsabilidades claras para a gestão de águas, informar quais as metas do local, colaborar mais com a comunidade vizinha em relação a situações hídricas e adotar as melhores práticas, que vão desde consertar vazamentos e fechar o registro de água nos fins de semana até instalação de medidores de água inteligentes conectados à internet e sofisticados sistemas de recuperação de água.

Impactos menores, retornos maiores

Conforme uma instalação sobe na curva de maturidade hídrica, os benefícios se acumulam. "Economizar água é necessário por conta da crescente escassez de água, mas mesmo que isso não fosse um problema, faz muito sentido do ponto de vista empresarial", contou Emilio Tenuta. "Você economizará dinheiro, trabalhará com mais eficiência e se tornará mais produtivo."

Como a água é pesada e precisa ser bombeada, aquecida, resfriada e tratada para uso comercial, a economia financeira vem não apenas da redução nas contas de água, mas também do menor uso de energia. Isso significa que economizar água também contribui para alcançar metas climáticas, pois usar menos energia leva à redução de emissões de gases do efeito estufa.

Em um mundo onde a escassez de água é o novo normal, as empresas usuárias de água também colherão benefícios à sua reputação com a gestão inteligente de águas. Elas reduzirão o impacto em comunidades locais e, trabalhando junto com a comunidade local em Water Stewardship, elas serão respeitadas como boas empresas cidadãs.

Como o Smart Water Navigator ajuda empresas a focar seus esforços de redução de consumo de água nas regiões com maior estresse hídrico, elas também farão sua parte ao combater a projeção de 40% de escassez de água até 2030. Isso deve acontecer localmente, pois um litro de água economizado em um local com muita água não oferece os mesmos resultados positivos que um litro economizado em um local com estresse hídrico.

"No final, você não pode ver essas coisas como situações separadas", disse Tenuta. "Ninguém quer terminar em um cenário onde empresas estão em conflito com suas comunidades porque todos estão competindo pelos mesmos recursos hídricos. Queremos garantir que as empresas possam continuar crescendo e criando riqueza em um mundo com mais escassez de água, mas ao mesmo tempo, toda empresa quer contribuir com um objetivo maior: água limpa e acessível o bastante para todos os que vivem neste planeta."

Histórias relacionadas

Visitantes que visualizaram esta história também visualizaram

Isto é um carrossel. Use os botões "Próximo" e "Anterior" para navegar, ou pule para um slide clicando nos pontos.