Fábrica da Nalco Water da Ecolab em Garyville, Lousiana
certificada como líder em Water Stewardship
Publicado em fevereiro de 2019 | Atualizado em outubro de 2024
Percepções
Como líder global em soluções e serviços relacionados à água, a Ecolab mantém a dedicação de criar um futuro com mais segurança hídrica por meio da gestão, conservação e administração inteligentes de águas. Até 2030, planejamos continuar alcançando um impacto hídrico líquido positivo por meio de:
- Redução, reciclagem e reposição de água nas instalações operacionais. Buscamos reduzir o impacto hídrico em 40% por unidade de produção em toda a nossa empresa em comparação com 2018.
- Proteção das bacias hidrográficas locais ao trabalharmos para restaurar mais de 50% do nosso volume total de retirada de água em locais de alto risco
- Fornecimento de resultados por meio do padrão da Alliance for Water Stewardship (AWS) ao alcançarmos a certificação da AWS para instalações de produção da Ecolab localizadas em bacias hidrográficas de alto risco.
A fábrica da Ecolab em Garyville, Louisiana, contribui de maneira importante para atingir essas metas. A instalação de Garyville é uma fábrica de reação que produz principalmente polímeros e misturas de produtos químicos para tratamento de água. A fábrica da Ecolab em Garyville está localizada na bacia Rio Mississippi, que é a maior bacia hidrográfica dos Estados Unidos. A água de processo é extraída diretamente do Rio Mississippi e tratada no local. Para obter água potável, a instalação depende da Paróquia de St John, que obtém água da estação de tratamento de água Lions. Essa estação de tratamento também obtém sua água do Rio Mississippi.
A fábrica de Garyville foi identificada como um local prioritário para buscar a certificação da AWS, aprimorar a abordagem de gestão inteligente de águas da instalação e implementar tecnologias inovadoras para alcançar metas hídricas empresariais.
Ações
Para contribuir para as metas hídricas empresariais da Ecolab, o objetivo da equipe local é reduzir o uso anual de água por tonelada de produto em 40% entre 2018 e 2030.
Os seguintes projetos ajudam a melhorar o equilíbrio hídrico da instalação e foram implementados para reduzir o uso geral de água:
- Reutilização de vários sistemas de retrolavagem de filtros de areia para reduzir a captação de água do rio pela fábrica
- Redução de lavagens de campanhas aprimoradas na área de látex para reduzir o uso de água
- Padronização dos tempos de lavagem para vagões e recipientes de reação, resultando em uma redução no uso total de água
- Recuperação de soda cáustica gasta em regenerações de unidades de água deionizada
- Atualizações em banheiros, incluindo mictórios sem água, para reduzir o uso de água potável
- Substituição da torre de resfriamento
- Substituições de descarga de vedação da bomba e instalação de recipiente de vedação da bomba
Resultados
As melhorias feitas na instalação se provaram um passo útil para melhorar as operações da fábrica e alcançar as metas de sustentabilidade da Ecolab.
Com o objetivo de melhorar a saúde geral das bacias hidrográficas locais, e como parte dos esforços da Ecolab para criar um impacto positivo para 2030, priorizamos a certificação da AWS nas bacias hidrográficas de alto risco nas quais operamos.
Jornada de Water Stewardship
A Ecolab mantém o compromisso com o uso sustentável da água em suas instalações e colaboração com outras empresas no nível local. Em alinhamento com o compromisso da Ecolab com uma abordagem holística à gestão de águas em suas instalações de produção, a empresa obteve a certificação principal para o padrão hídrico internacional versão 2.0 da Alliance for Water Stewardship (AWS) em sua fábrica em Garyville em 2018. A instalação continua se mantendo atualizada quanto aos requisitos da AWS para manter a certificação principal.
Para identificar desafios relacionados à água em comum na bacia do Rio Mississippi, foi realizada uma ampla avaliação de risco utilizando informações do Smart Water Navigator da Ecolab e do Atlas de aquedutos do World Resources Institute (WRI) para identificar desafios relacionados à água compartilhados e em nível local. A implementação de projetos de redução de captação de água foi priorizada com base na probabilidade de risco e impacto para as partes interessadas da comunidade e localmente.
A abordagem da Ecolab em relação à gestão de água busca causar um impacto positivo em suas operações e nos desafios relacionados à água nas comunidades em que opera. Para a fábrica de Garyville e as partes interessadas locais, os principais desafios relacionados à água incluem alagamentos devido à proximidade da instalação com o Lago Pontchartrain, que é afetado por chuvas e tempestades. Desastres naturais, incluindo furacões, apresentam riscos devido à proximidade com a Costa do Golfo e ao impacto cada vez maior de danos causados por tempestades devido ao aumento do nível do mar. Há também o risco de condições congelantes que podem afetar a infraestrutura relacionada à água. A poluição da água é um desafio devido aos poluentes com metais pesados, pesticidas que entram em lagos e riachos após chuvas fortes e descarte ou contenção inadequados de materiais. Situações de subsidência são um desafio devido à remoção de água, petróleo, gás natural ou recursos minerais do solo. A perda de pântanos e espécies pantanosas é uma preocupação devido ao desenvolvimento da terra e a poluição. Por fim, problemas na infraestrutura de água também foram identificados, pois isso agrava ainda mais os outros desafios relacionados à água.
Para lidar com esses desafios de maneira eficaz, uma abordagem sólida de gestão de água busca melhorias contínuas no equilíbrio hídrico sustentável e na qualidade da água da instalação. Nossa abordagem holística inclui um foco em áreas importantes relacionadas à água e água, saneamento e higiene (WASH, na sigla em inglês), e nosso progresso contínuo nessas áreas críticas depende de nossa sólida governança hídrica.
Utilizando o Smart Water Navigator da Ecolab para quantificar o progresso feito em relação aos cinco resultados da AWS, a fábrica de Garyville é considerada como tendo inteligência hídrica na curva de maturidade da água. A curva de maturidade da água ilustra o estado quantificado da estratégia hídrica e plano de gestão de uma instalação. A localização de uma instalação na curva é determinada por um conjunto de critérios que incluem governança e estratégia, definição de meta, práticas de gestão de águas e administração de recursos hídricos. Os critérios incorporam princípios consistentes com os cinco resultados da estrutura da AWS, enfatizando que a sólida gestão de águas inclui melhoria contínua e colaboração dentro e fora das operações da instalação.
Equilíbrio hídrico sustentável
Um impacto líquido positivo na água
Um equilíbrio hídrico sustentável e abordagem de gestão inteligente de águas em nossas próprias operações são um componente essencial para alcançar um impacto hídrico líquido positivo localizado. Alinhado com as metas da empresa, o objetivo da equipe local é reduzir o uso anual de água da instalação por tonelada de produto em 40% entre 2018 e 2030. A equipe da fábrica da Ecolab em Garyville avaliou a instalação em busca de oportunidades de reduzir o uso de água nas operações para atender às metas da Ecolab para criar um impacto positivo para 2030. A implementação de projetos de redução de uso de água é priorizada com base na probabilidade de risco e do impacto à instalação e às partes interessadas na comunidade.
Qualidade da água
Abordagem de qualidade da água
Para manter a boa qualidade da água, tanto da água de processos quanto de efluentes, são realizados testes hídricos internos diariamente, além de testes de efluentes terceirizados semanais para que haja conformidade com a autorização para efluentes de Garyville. A planta tem um regime de testes rigoroso e um plano de resposta a emergências para derramamentos ambientais detalhado, tornados ainda mais fortes com a implementação do padrão AWS. Como a água é descarregada diretamente no Rio Mississippi, os esforços para alcançar um bom estado de qualidade de água contribuem para a saúde das áreas importantes relacionadas com a água (IWRA, na sigla em inglês) mais importantes da captação da instalação em Garyville.
Governança da água
Abordagem de governança da água
No nível da fábrica, o departamento de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SHE, na sigla em inglês), incluindo, entre outros, as funções de gestor e especialista em SHE, é o principal responsável pelos programas de eficiência de serviços públicos e conformidade com as regulamentações ambientais vigentes. O líder ambiental corporativo está disponível para consultas sobre atualizações regulatórias e conformidade de efluentes. As informações de conformidade relacionadas à água da instalação estão disponíveis mediante solicitação, incluindo as ações corretivas necessárias implementadas pela instalação para evitar ocorrências futuras. Além disso, o relatório de segurança hídrica do CDP da Ecolab divulga quaisquer violações e medidas corretivas associadas.
A equipe de sustentabilidade empresarial é orientada e aconselhada pela equipe consultiva executiva de sustentabilidade (SEAT, na sigla em inglês), que é composta pelos líderes de divisão e empresariais mais seniores da empresa. Além disso, as posições de sustentabilidade, gestão de águas e segurança, saúde e meio ambiente (SHE) da Ecolab estão publicamente disponíveis e servem como compromissos e orientação quanto à conformidade e situações relacionadas à água. A posição de sustentabilidade da Ecolab formaliza o compromisso da Ecolab com a sustentabilidade dentro da empresa e seu impacto nos clientes. A posição da Ecolab quanto à gestão de águas reforça seu compromisso global com a gestão de águas responsável ao identificar oportunidades para que a empresa e seus clientes usem recursos hídricos de uma maneira que beneficie a empresa, as comunidades e a natureza. A posição da Ecolab sobre SHE destaca o compromisso da empresa com a excelência em práticas e desempenho de segurança, saúde e meio ambiente em todas as operações globais.
Áreas importantes relacionadas à água
Água, saneamento e higiene (WASH)
Ação coletiva
Além de melhorias operacionais internas, as atividades externas de administração hídrica da instalação de Garyville da Ecolab são contínuas. Os desafios compartilhados pela fábrica e partes interessadas locais relevantes incluem alagamentos, desastres naturais, poluição da água, situações de subsidência, perda de pântanos e espécies pantanosas, além de problemas de infraestrutura hídrica. Para abordar essas situações comuns, a Ecolab colabora com outros usuários de água na bacia.
A Ecolab participa bimensalmente do Community Action Panel (CAP), um grupo criado pela Nalco Water e a Marathon em 1996 para envolver partes interessadas locais, incluindo empresas locais e membros da comunidade, em situações relacionadas à água. A Ecolab compartilha continuamente sua jornada AWS com o CAP e busca feedback sobre práticas relativas às cinco áreas de resultados do padrão AWS.
A Ecolab Foundation apoia o projeto de reconexão da planície de alagamento do Lago Leven em Wilkinson, Mississippi. Esse projeto em parceria com The Nature Conservancy (TNC) para restaurar e melhorar 10.000 acres de pântanos e fornecer 12,1 bilhões de galões de capacidade de armazenamento de água de alagamento para as comunidades locais.
A Ecolab foi uma empresa participante ativa no Louisiana Water Synergy Project (LWSP). Fundado em 2012 pelo US Business Council for Sustainable Development (USBCSD), o LWSP trabalhou com mais de 20 empresas na bacia do baixo Rio Mississippi para lidar com uma ampla variedade de problemas de suprimento de água, qualidade da água, águas pluviais e resiliência costeira.
Além dos esforços locais de administração da água, o programa global de doações da Ecolab, Solutions for Life, aprimora a missão da empresa de conservar e proteger água doce por meio de parcerias e projetos adicionais com a TNC e a Project WET Foundation.