Como criar um futuro com água em abundância para todos

Outdoor landscape with the sun on the horizon, and a cracked and parched earth in the forefront.

A água é essencial para a vida. Mas ela não é um recurso ilimitado.

Nos EUA, secas severas na Califórnia, a redução dos níveis de água no Lago Mead e o esgotamento do Aquífero Ogallala no centro-oeste são indicadores de como é um mundo sem água hoje. E todos os anos temos visto mais secas, faltas de água e outros desastres relacionados à água que criam grandes desafios para empresas e comunidades em todo o mundo.

É inegável que a água continuará sendo uma das principais maneiras de nosso mundo experimentar os efeitos da mudança climática, um fato que foi ressaltado pelo último relatório climático do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que destacou o estresse hídrico como a maior fonte de risco físico relacionado ao clima na indústria hoje em dia.

Mas o relatório também declarou que não é tarde demais. E com os líderes mundiais atualmente reunidos em Glasgow para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021 (COP26), esta é a oportunidade perfeita de falar sobre como podemos mudar as práticas da indústria para ajudar a reduzir e lidar com os impactos de um clima em transformação.

Então, como criamos um futuro com água em abundância para todos? Não existe uma solução mágica, mas sabemos que duas maneiras de fazermos isso é repensando a forma como as organizações gerenciam sua água e colaboram para gerar benefícios coletivos para as comunidades ao contribuir para a saúde da bacia hidrográfica.


Repensar a maneira como usamos a água

Three icons of water droplets, two of which are blue and one gray, to indicate that two-thirds of all water consumption goes into producing ingredients for corporate supply chains.

Cerca de dois terços de todo o consumo de água é proveniente de cadeias de fornecimento corporativas.

Circle icon cut to indicate an upward arrow instead of completing the circle, and 56 percent in the middle. This icon indicates that, by 2030, there will be a 56 percent freshwater gap.

Estima-se que até 2030 haverá um déficit de 56% no suprimento de água doce.

De acordo com o World Resources Institute (WRI), devemos ter um déficit de 56% no suprimento de água doce até 2030. Sem água, muitas empresas não conseguirão operar e fornecer produtos essenciais.

As empresas devem agir para reduzir a quantidade de água que consomem em suas operações. Identificar ineficiências no uso de água e fazer mudanças para ajudar a otimizar as operações gera um progresso real nas metas de sustentabilidade relacionadas à água, desde o nível da empresa até instalações individuais. Precisamos começar com a medição e monitoramento da água no nível da instalação. Fornecer às instalações a informação de onde elas precisam priorizar ao implementarem planos de ação para reduzir as ineficiências.

É por isso que é essencial identificarmos soluções para mudar a maneira como as organizações usam sua água. Na Ecolab, nos unimos a clientes em diversos locais, ajudando-os a entender sua bacia hidrográfica local e a desenvolver planos de ação hídricos proativos. Nossas equipes ajudam clientes a aproveitar serviços digitais inteligentes, como o Water Flow Intelligence, que oferece informações em tempo real e visibilidade sobre o uso de água. Os dados coletados ajudam organizações a reduzir, reutilizar e reciclar a água enquanto consideram seu impacto na comunidade ao redor.

Incentivar a colaboração com partes interessadas importantes em bacias hidrográficas locais

Reduzir o uso de água é um passo importante, mas não é o único. É essencial para as empresas ir além de suas instalações para trabalhar com quem compartilha os mesmos recursos hídricos e busca garantir a disponibilidade, qualidade e acesso à água para todos: moradores, governos, indústria, agricultura e ecossistemas naturais.

Com a escassez de água colocando mais pessoas e comunidades — principalmente as historicamente desfavorecidas — em risco, as empresas devem trabalhar em busca de soluções e para construir confiança em seu compromisso de oferecer "água para todos".

Estamos trabalhando para dar vida a esse compromisso por meio de nossa associação e cofundação da Water Resilience Coalition, uma iniciativa do CEO Water Mandate do Pacto Global da ONU.

Composta por algumas das maiores marcas do mundo, a Coalition está trabalhando para elevar o estresse hídrico global ao topo da agenda corporativa e para preservar os recursos de água doce do mundo por meio de ações coletivas e compromissos quantificáveis ambiciosos em bacias com estresse hídrico.

O que isso significa para a Ecolab é que, além de trabalharmos para ajudar nossos clientes a possibilitar uma gestão proativa de águas em suas operações, estamos também definindo metas para nossas próprias instalações. Fizemos um grande progresso em nossas metas de impacto para 2030, que incluem uma meta de restaurar mais de 50% de nosso captação de água e de alcançar a certificação da Alliance for Water Stewardship Standard (AWS) em bacias hidrográficas de alto risco nas quais operamos.

Infographic blue tile with water droplets and text that reads "300 billion - the gallons of water Ecolab aims to help its customers conserve by 2030"
Infographic blue tile with water droplets and text that reads "206 billion - the gallons of water Ecolab helped its customers save in 2020, equivalent to the drinking water needs of 712 million people"
Infographic blue tile with water droplets and text that reads "1 trillion - the gallons of water managed in 2020"

Nos aproximamos dessas metas por meio de importantes parcerias com outras empresas — como por meio de nosso envolvimento com a Water Resilience Coalition — e com organizações públicas, como a California Water Action Collaborative (CWAC), uma rede de diversas partes interessadas buscando projetos coletivos de ação que melhorarão a segurança hídrica da Califórnia para as pessoas, empresas, agricultura e natureza.

Recentemente, a Ecolab se juntou a um grupo de empresas e fundações que aplicaram um fundo de US$ 8 milhões necessários para concluir um projeto de conservação de água histórico com a Colorado River Indian Tribes (CRIT) e o estado do Arizona.

Esses tipos de parcerias nos ajudam a ir além dos benefícios ambientais de reduzir o uso de água. Ao restaurar a saúde das bacias hidrográficas locais, podemos trabalhar para garantir que comunidades em todo o mundo tenham acesso igualitário à água doce: um alicerce para uma vida saudável ao qual todos devem ter acesso.

Não podemos lidar e nos adaptar à mudança climática sem considerar o papel que a água desempenha. A gestão inteligente e proativa de águas ajudará empresas a construir resiliência para o aumento no estresse hídrico enquanto reduz o uso de energia e as emissões. Espero ver mais empresas incorporando a gestão proativa de águas e unindo forças para ajudar a garantir um futuro com água para todos.

Sobre o autor

Emilio Tenuta headshot

Emilio Tenuta

Vice-Presidente Sênior e Diretor de Sustentabilidade, Sustentabilidade Corporativa

Artigos relacionados


Leitura futura:

AWS Certification Plant Imagery

Mais sobre nossa parceira com a Digital Realty

Nos unimos à Digital Realty, uma líder em dados, colocação e soluções interconectadas, para entender o uso, resiliência e monitoramento da água.

Blue river winds through verdant forest reflecting Ecolab commitment in corporate sustainability report

Metas de impacto para 2030

Em 2020, lançamos metas ambiciosas de sustentabilidade com foco na água, alimentos, saúde, clima, segurança, diversidade, igualdade e inclusão.

Ecolab partners with Water.org to improve access to clean, safe, sustainable water.

Water Resilience Coalition

Em 2020, anunciamos uma parceria com a Water.org para ajudar a possibilitar o acesso a água sustentável e desinfecção aprimorada em bacias hidrográficas em risco na Índia.