Pragas comuns, as baratas
Das quase 4.000 espécies de baratas do mundo, apenas cerca de 30 delas são consideradas pragas significativas na América do Norte. Dessas 30, quatro têm maior probabilidade de serem encontradas em ambientes comerciais e de manipulação de alimentos: a barata americana, a barata-germânica, a barata-oriental e a barata de faixa marrom.
A barata-germânica é frequentemente encontrada em restaurantes e estabelecimentos comerciais, tornando o controle de baratas em ambiente comercial particularmente importante. Essa barata é atraída para esses espaços em busca de comida, água e espaço interno. Elas buscam agressivamente o sustento e comem qualquer coisa que tenha valor nutricional para elas, incluindo sabão e cola. Elas também vão infestar o perímetro circundante de estruturas em ambientes urbanos.
Baratas comuns
Doenças disseminadas por baratas
Sabe-se que as baratas transmitem doenças e podem contaminar facilmente os alimentos e as superfícies de manipulação dos alimentos. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a barata-germânica é um vetor conhecido de doenças, incluindo:
- Salmonelose – O envenenamento alimentar por salmonella causa diarreia, febre e cólicas abdominais dentro de 12 a 72 horas. Os sintomas geralmente são leves, mas podem ser graves, especialmente para pessoas com sistema imunológico comprometido.
- Infecções por Staphylococcus – Essa doença gastrointestinal se desenvolve logo após o alimento ser consumido e geralmente dura cerca de um dia. As toxinas são resistentes ao calor, por isso não são destruídas pelo cozimento.
- As bactérias de Escherichia coli (E. coli) normalmente vivem nos intestinos de humanos e animais, e alguns tipos podem causar doenças com diarreia.
- Febre tifoide – Essa doença que ameaça a vida é causada pela salmonella typhi. Quando um alimento contaminado é consumido, as bactérias se multiplicam e se espalham pela corrente sanguínea.
- Gastroenterite – Inflamação do estômago e dos intestinos delgado e grosso, geralmente levando a vômitos ou diarreia.
Os perigos das baratas e a segurança dos alimentos
As baratas são normalmente trazidas para restaurantes e instalações de serviços de alimentação com entregas, suprimentos ou até mesmo pertences de funcionários. Algumas espécies podem percorrer e entrar em edifícios através de drenos ou canos de esgoto. Uma vez dentro, elas sobrevivem onde há comida e água disponíveis. Elas se reproduzem rapidamente e se desenvolvem em rachaduras e fendas de difícil acesso que oferecem calor e umidade.
Devido à capacidade das baratas de espalhar doenças, elas apresentam riscos significativos à segurança dos alimentos para restaurantes e estabelecimentos de varejo de alimentos. Na verdade, um único avistamento de uma barata por um fiscal sanitário pode resultar em fechamento do estabelecimento.
Dicas para prevenção de pragas
Há várias etapas que você pode seguir para evitar que baratas e outras pragas entrem em seu restaurante. Obtenha dicas proativas de prevenção de pragas para sua cozinha comercial