Doenças disseminadas por baratas
As baratas apresentam um risco significativo para a segurança dos alimentos devido à sua capacidade de se propagar e espalhar doenças. Elas contaminam alimentos e superfícies de manuseio de alimentos por meio de seus excrementos ou transferência mecânica de seus corpos. À esquerda, temos baratas alemãs em uma placa de petri. À direita, estão as colônias de E. coli transmitidas pelas baratas.
Contaminação de alimentos e superfícies de manuseio de alimentos
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a barata-germânica é um conhecido vetor de doenças, incluindo:
- Salmonelose – O envenenamento alimentar por salmonella causa diarreia, febre e cólicas abdominais dentro de 12 a 72 horas. Os sintomas geralmente são leves, mas podem ser graves, especialmente para pessoas com sistema imunológico comprometido.
- Infecções por staphylococcus – Essa doença gastrointestinal se desenvolve logo após o alimento ser consumido e geralmente dura cerca de um dia. As toxinas são resistentes ao calor, por isso não são destruídas pelo cozimento.
- As bactérias de escherichia coli (E. coli) normalmente vivem nos intestinos de humanos e animais, e alguns tipos podem causar doenças com diarreia.
- Febre tifoide – Essa doença que ameaça a vida é causada pela salmonella typhi. Quando um alimento contaminado é consumido, as bactérias se multiplicam e se espalham pela corrente sanguínea.
- Gastroenterite – Inflamação do estômago e dos intestinos delgado e grosso, geralmente levando a vômitos ou diarreia.
Diarreia geral.
As pessoas podem se infectar com qualquer um destes, comendo ou bebendo um alimento ou bebida contaminados. As baratas também podem desencadear ataques de asma e outras alergias.
Saiba mais sobre os tipos de baratas.