Crédito da foto: Alissa Eckert, MS; Dan Higgins, MAM

ATUALIZAÇÃO: Ecolab fornece informações sobre o novo coronavírus 2019-nCoV

05 de fevereiro de 2020

A Ecolab, líder global em soluções e experiência em prevenção de infecções, está acompanhando de perto o surto de coronavírus (2019-nCoV) e fornecendo orientações para ajudar a reduzir o risco de infecção.

Agentes de saúde pública identificaram um novo coronavírus (2019 n-CoV), que foi descoberto na província de Hubei, na China. O vírus causa febre e sintomas respiratórios e infectou dezenas de milhares de pessoas, com centenas de mortes relatadas até o momento.

A origem desse vírus ainda não foi confirmada, mas pode ser disseminado de uma pessoa infectada para outras pessoas através de tosse ou espirro, por contato pessoal muito próximo, ou ao tocar em um objeto ou superfície que contenha o vírus e depois tocar em sua boca, nariz ou olhos.

No momento, o maior número de casos foi relatado na China, mas foram confirmados casos em muitos países do mundo, em pessoas que haviam visitado a China.

O que é um coronavírus?

Coronavírus é um tipo de vírus de ácido ribonucleico (RNA) com um invólucro, que causa principalmente sintomas de doenças respiratórias e intestinais. Existem muitas saliências regularmente organizadas na superfície deste tipo de partícula viral, e toda a partícula viral se parece com a coroa de um imperador, por isso o nome "coronavírus".

No momento, existem seis coronavírus humanos conhecidos. Quatro desses coronavírus são menos patogênicos, geralmente causando apenas pequenos sintomas respiratórios semelhantes ao resfriado comum. Dois outros coronavírus – o coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS CoV) e o coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS CoV) – podem causar doenças respiratórias graves.

O novo coronavírus (2019-nCoV) é diferente desses seis coronavírus conhecidos e requer mais pesquisas científicas.

Como é transmitido um coronavírus?

A transmissão depende do coronavírus específico. Os coronavírus humanos podem ser disseminados de uma pessoa infectada para outras pessoas das seguintes maneiras:

  • Pelo ar, ao tossir ou espirrar
  • Por contato pessoal próximo, como tocar ou apertar as mãos
  • Ao tocar em um objeto ou superfície que contenha o vírus e depois tocar sua boca, nariz ou olhos antes de lavar as mãos

A transmissão de pessoa para pessoa está ocorrendo em alguma medida com o 2019-nCoV.

Como você pode reduzir o risco de infecção por coronavírus?

Atualmente, não existem vacinas disponíveis para proteção contra a infecção por coronavírus humano, mas você pode reduzir o risco de infecção das seguintes formas:

  • Lave as mãos frequentemente e corretamente
  • Evite tocar em seus olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas
  • Evite contato próximo com pessoas doentes
  • Nas regiões onde há muitos casos sendo relatados, evite áreas onde animais vivos estejam sendo vendidos ou criados
  • Se você tiver febre ou outros sintomas após viajar de volta para casa, use uma máscara e chame seu médico.

Recursos adicionais:

Tópicos de saúde da OMS: coronavírus

Diretrizes do CDC sobre Coronavírus

Informações regulatórias adicionais sobre o coronavírus 2019-nCoV podem ser encontradas aqui.

Notícias relacionadas