Coronavírus (COVID-19)
Novo coronavírus (COVID-19)
O que é o coronavírus (COVID-19)?
Coronavírus são vírus de RNA encapsulado que podem infectar animais e humanos. Até agora, existem seis coronavírus humanos conhecidos. Quatro desses coronavírus são menos patogênicos, geralmente causando apenas pequenos sintomas respiratórios semelhantes ao resfriado comum. Dois outros coronavírus – o coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS CoV) e o coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS CoV) – podem causar doenças respiratórias graves.
Uma nova cepa de coronavírus (COVID-19) surgiu, está causando doenças em todo o mundo e é diferente de outros coronavírus. Até o momento, o vírus infectou dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo, com milhares de mortes relatadas. À medida que a vigilância prossegue, pode haver mais casos identificados. Os casos foram originalmente vinculados a um mercado de animais vivos na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China, mas agora os casos estão ocorrendo devido à disseminação pela comunidade. As autoridades de saúde pública estão investigando ativamente esse surto.
Por esse motivo, as recomendações de saúde pública concentram-se nas práticas padrão de controle de infecções para reduzir a exposição e a transmissão de uma série de doenças.
Quais são os sintomas?
Os sintomas do COVID-19 são como de outras infecções do trato respiratório superior, incluindo febre, tosse e dificuldade de respirar. Variam de leve a grave e aparecem de 2 a 14 dias após a exposição.
Como acontece a transmissão?
Como os coronavírus podem ser extremamente contagiosos e se espalhar facilmente de pessoa para pessoa, é necessário um diagnóstico médico.
Dentre as vias de transmissão do COVID-19, incluem-se:
- Pelo ar, ao tossir ou espirrar
- Contato pessoal próximo, como tocar ou apertar as mãos
- Tocar superfícies ou objetos contaminados com partículas de vírus e depois tocar a própria boca, o nariz ou os olhos antes de lavar as mãos
Como o vírus é controlado?
Atualmente, não existem vacinas disponíveis para proteção contra a infecção por coronavírus humano.
O risco de infecção pode ser controlado das seguintes formas:
- Lave as mãos com frequência e da forma correta. A Organização Mundial da Saúde recomenda a higienização das mãos com água e sabão ou desinfetante para as mãos à base de álcool se não houver água e sabão. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão é uma das melhores maneiras de evitar a transmissão de patógenos emergentes.
- Evite tocar em seus olhos, seu nariz ou sua boca com as mãos não lavadas
- Evite contato próximo com pessoas doentes
- Nas regiões onde há muitos casos sendo relatados, evite áreas onde animais vivos estejam sendo vendidos ou criados
- Se você tiver febre ou outros sintomas após viajar de volta para casa, use uma máscara e chame um médico imediatamente. Não deixe de dizer ao médico quais os locais por onde você viajou.
- Limpe e desinfete superfícies duras e áreas de alto contato, com produtos apropriados para o coronavírus e aprovados pelas autoridades de saúde pública.
Os vírus encapsulados são os menos resistentes à inativação por desinfecção. A estrutura desses vírus inclui uma cápsula lipídica, que é facilmente comprometida pela maioria dos desinfetantes. Uma vez que a cápsula lipídica é danificada, a integridade do vírus é comprometida, neutralizando sua infecciosidade.
Como em qualquer doença transmissível, é recomendável se concentrar na higiene das mãos e na desinfecção apropriada das áreas de alto ponto de contato, incluindo grades, maçanetas e alças, além de superfícies de banheiros.
Referências e informações adicionais
_