1. Início
  2. Inovação e expertise
  3. Recursos
  4. Riscos microbianos
  5. Coronavírus
Candida auris (C. auris) is an emerging multidrug-resistant yeast.

Coronavírus (COVID-19)

Novo coronavírus (COVID-19)

Como parte do nosso compromisso em toda a empresa de tornar seus negócios, e o mundo, mais limpos, seguros e saudáveis, a Ecolab trabalhará com você para encontrar soluções para ajudar a resolver seus problemas de contaminação e segurança de alimentos.

O que é o coronavírus (COVID-19)?

Coronavírus são vírus de RNA encapsulado que podem infectar animais e humanos. Até agora, existem seis coronavírus humanos conhecidos. Quatro desses coronavírus são menos patogênicos, geralmente causando apenas pequenos sintomas respiratórios semelhantes ao resfriado comum. Dois outros coronavírus - o coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS CoV) e o coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS CoV) – podem causar doenças respiratórias graves.

Uma nova cepa de coronavírus (COVID-19) surgiu, está causando doenças em todo o mundo e é diferente de outros coronavírus. Até o momento, o vírus infectou dezenas de milhares de pessoas, com centenas de mortes relatadas. À medida que a vigilância prossegue, pode haver mais casos identificados. Alguns casos, mas não todos, estão ligados a um mercado de animais vivos na cidade de Wuhan, na província de Hubei, na China. As autoridades de saúde pública estão investigando ativamente esse surto.

Por esse motivo, as recomendações de saúde pública concentram-se nas práticas padrão de controle de infecções para reduzir a exposição e a transmissão de uma série de doenças.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os sintomas do COVID-19 são como de outras infecções do trato respiratório superior, incluindo febre, tosse e dificuldade de respirar. Variam de leve a grave e aparecem de 2 a 14 dias após a exposição.

COMO ACONTECE A TRANSMISSÃO?

Como os coronavírus podem ser extremamente contagiosos e se espalhar facilmente de pessoa para pessoa, é necessário um diagnóstico médico.

Dentre as vias de transmissão do COVID-19, incluem-se:

  • Pelo ar, ao tossir ou espirrar
  • Contato pessoal próximo, como tocar ou apertar as mãos
  • Tocar superfícies ou objetos contaminados com partículas de vírus e depois tocar a própria boca, o nariz ou os olhos antes de lavar as mãos

COMO O VÍRUS É CONTROLADO?

Atualmente, não existem vacinas disponíveis para proteção contra a infecção por coronavírus humano.

O risco de infecção pode ser controlado das seguintes formas:

  • Lave as mãos com frequência e da forma correta. A Organização Mundial da Saúde recomenda a higienização das mãos com água e sabão ou desinfetante para as mãos à base de álcool se não houver água e sabão. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão é uma das melhores maneiras de evitar a transmissão de patógenos emergentes.
  • Evite tocar em seus olhos, seu nariz ou sua boca com as mãos não lavadas
  • Evite contato próximo com pessoas doentes
  • Nas regiões onde há muitos casos sendo relatados, evite áreas onde animais vivos estejam sendo vendidos ou criados
  • Se você tiver febre ou outros sintomas após viajar de volta para casa, use uma máscara e chame um médico imediatamente. Não deixe de dizer ao médico quais os locais por onde você viajou.
  • Limpe e desinfete superfícies duras e áreas de alto contato, com produtos apropriados para o coronavírus e aprovados pelas autoridades de saúde pública.

Os vírus encapsulados são os menos resistentes à inativação por desinfecção. A estrutura desses vírus inclui uma cápsula lipídica, que é facilmente comprometida pela maioria dos desinfetantes. Uma vez que a cápsula lipídica é danificada, a integridade do vírus é comprometida, neutralizando sua infecciosidade.

Como em qualquer doença transmissível, é recomendável se concentrar na higiene das mãos e na desinfecção apropriada das áreas de alto ponto de contato, incluindo grades, maçanetas e alças, além de superfícies de banheiros.

REFERÊNCIAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS

_