Programa de limpeza aumenta a geração de energia elétrica em usina geotérmica
Situação
Houve problemas operacionais durante o comissionamento de duas usinas geotérmicas devido à oxidação química e biológica dos sulfetos no condensado geotérmico. Ocorreram incrustações sérias de enxofre rômbico, tanto nas linhas como no aterro da torre de resfriamento e nos condensadores barométricos, causando perdas de vácuo do condensador e, portanto, perdas na geração de energia elétrica.
A concentração de incrustações de enxofre rômbico foi de mais de 94%, o que é altamente difícil de remover on-line.
A primeira unidade, com capacidade inicial de produzir 26,8 MW, produzia apenas ~ 19,5 MW. Quando a unidade foi colocada off-line, foram encontradas sérias incrustações de enxofre no enchimento do condensador.
Solução
Por testes de laboratório, a Nalco Water projetou e desenvolveu uma solução de limpeza composta de emolientes, agentes umectantes, solubilizantes e agentes complexantes de alta potência.
Os depósitos de enxofre foram eliminados solubilizando seus sais de suporte e quebrando os macrocristais de enxofre, usando uma solução altamente alcalina desenvolvida pela Nalco Water.
Resultados
Como resultado do programa de limpeza química recomendado e advertido pela Nalco Water, a unidade informou um aumento de 3 MW/h na geração de energia elétrica por unidade, uma vez colocado de volta em operação.
Da mesma forma, em uma operação conjunta da usina de energia geotérmica, as bombas de vácuo foram limpas e reparadas, e o enchimento do tipo película da torre de resfriamento foi alterado para um enchimento do tipo híbrido. Isso permitiu que a usina de energia levasse a unidade a quase 27 MW de geração, eliminando assim a depreciação completamente.
Histórias relacionadas
Visitantes que visualizaram esta história também visualizaram