A importância de desenvolver uma cultura sólida de segurança dos alimentos
O que significa uma cultura de segurança dos alimentos?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 10 pessoas será afetada neste ano por um incidente relacionado à segurança dos alimentos. A segurança dos alimentos continua sendo uma preocupação em todo o mundo, então, como podemos continuar melhorando? Apesar de todos os esforços para desenvolver os melhores programas de segurança dos alimentos, uma área fundamental recebia pouca atenção até recentemente: a cultura de segurança dos alimentos.
Cultura de segurança dos alimentos é como a sua empresa, começando pelos principais executivos, encara a segurança dos alimentos. Isso será observado nas atitudes e comportamentos que seu pessoal tem em relação à segurança dos alimentos. Isso surgirá a partir do ambiente criado para discutir abertamente as preocupações com a segurança dos alimentos e lidar com elas. Em um antigo local de trabalho, costumávamos falar sobre "viver" nossas crenças, integrando-as ao que fazemos e a como pensamos. Se as crenças e pensamentos estiverem alinhados ao princípio de que todas as doenças transmitidas por alimentos são evitáveis, então as escolhas e ações que as pessoas tomarão contribuirão para essa meta.
Por que devo me concentrar em uma cultura de segurança dos alimentos?
Seu programa de segurança dos alimentos depende do seu pessoal. Mais do que suas habilidades e conhecimentos, eu me refiro à sua crença e convicção de seguir os princípios adequados de segurança dos alimentos, mesmo quando ninguém estiver olhando. Suas crenças influenciam seu comportamento todos os dias. O comportamento pode ser decorrente do que as pessoas acreditam que serão as consequências de suas ações. Por exemplo, lavar suas mãos após usar o banheiro. Eu posso explicar a eficácia de lavar as mãos, mas se eu não convencer uma pessoa a acreditar que lavar as mãos ajuda a evitar que ela e outros fiquem doentes, então eu dificilmente farei com que uma pessoa que não lava as mãos passe a lavar.
Eu, pessoalmente, tento levar a segurança dos alimentos comigo aonde quer que eu vá. Por exemplo, quando preparo um alimento para mim ou para outros em minha casa, eu troco as tábuas de cortar e as facas quando termino de cortar alimentos crus e vou cortar alimentos prontos para comer. Faço isso não porque me preocupo que alguém possa me repreender, mas porque acredito que é assim que evitarei que minha família e amigos fiquem doentes. Quando compartilho esses pensamentos com minha família, isso ajuda a melhorar nossa cultura de segurança dos alimentos em casa.
Por onde começar?
- Crie uma equipe multifuncional, com contribuições de todas as funções, para criar uma visão clara. A liderança de gestão sênior e o suporte contínuo são essenciais.
- Avalie sua base atual para entender seu ponto de partida e quais áreas exigem mais foco.
- Desenvolva materiais de treinamento e educacionais alinhados com suas expectativas e visão.
- Estabeleça metas e métricas de curto e longo prazo.
- Meça o progresso em relação às metas para garantir que melhorias estão sendo feitas.
- Comunique a visão, as metas, o progresso e os sucessos com frequência para ter um impacto duradouro.
Avaliar a solidez de sua cultura de segurança dos alimentos atual pode ajudar a determinar em que áreas as melhorias podem ser necessárias.
Como a Ecolab pode ajudar?
Apoiar o comprometimento de nossos clientes com a segurança dos alimentos ao fornecer soluções, serviços e expertise para eliminar patógenos transmitidos por alimentos, melhorar a limpeza e desinfecção, e ajudar a manter os alimentos seguros é o foco de nossa cultura. Nós discutimos isso em todos os níveis de nossa organização, e aprimorar a segurança dos alimentos em todo o mundo é o que motiva o nosso trabalho.
Ao começar a revisar e consolidar sua cultura de segurança dos alimentos, é importante ter uma parceira que entenda a jornada e que possa ajudá-lo ao longo do caminho. Seu gestor de conta da Ecolab pode atuar como uma extensão de sua equipe e fornecer perspectivas para ajudar a lidar com a complacência e a aprimorar a segurança dos alimentos, oferecendo desde uma voz amiga para ajudar a orientar suas equipes a estarem atentas à segurança dos alimentos durante suas interações diárias até avaliações e estratégias de melhorias mais amplas.
Conteúdo relacionado à segurança dos alimentos