Formigas: pragas complexas, mas controláveis

O controle de formigas é complexo devido ao grande número de tipos de formigas e às diferenças biológicas, comportamentais e de alimentação de cada uma. Existem mais de 12.400 espécies de formigas conhecidas em todo o mundo. Embora apenas cerca de 40 delas sejam consideradas pragas. Uma única formiga em uma instalação de processamento de alimentos pode indicar um problema potencialmente maior e afetar negativamente a segurança dos alimentos. Portanto, identificar a espécie de formiga é fundamental para seu controle e eliminação.
Entendendo a comportamento de formigas
A eliminação eficaz depende da compreensão da alimentação e do comportamento social das formigas invasoras. Como exemplos: se a isca for colocada em uma área onde elas não passam, ou consistir em um ingrediente alimentar para o qual não são atraídas, a isca fará bem pouco além de coletar poeira. Se você procura um ninho de formiga ao ar livre, mas a colônia é uma formiga que nidifica dentro de casa, o tempo será gasto em vão. Se apenas uma única colônia de uma formiga com vários ninhos for encontrada e tratada, é improvável que a infestação seja eliminada.
Mesmo dentro de uma espécie de formiga, complexidades podem surgir. Por exemplo, a formiga-do-pavimento geralmente faz ninhos sob calçadas e entradas de veículos em climas temperados e, no inverno, se muda para ambientes fechados, aninhando-se sob a fundação ou perto de uma fonte de calor. Elas também podem ter variações sazonais nas preferências alimentares, com muitas procurando proteínas na primavera enquanto trabalham para construir a colônia, preferindo mais açúcar/carboidratos no verão e no outono.
Controle eficaz de formigas em ambientes comerciais
As iscas são a forma mais eficaz de tratamento para a maioria das formigas, especialmente aquelas que invadem estruturas*. Isso ocorre porque as formigas operárias se alimentam da isca, que contém um atrativo e um inseticida, e a levam de volta ao ninho para compartilhá-la com outros membros da colônia, inclusive a rainha reprodutora. Quando a rainha é eliminada, a colônia para de produzir novas formigas e acaba perecendo. Se as táticas de controle visarem apenas as formigas operárias e nunca atingirem a rainha, a colônia continuará a produzir novas formigas e os problemas persistirão.
Para espécies de formigas ou situações em que a isca não é eficaz ou apropriada, outros métodos podem ser necessários, como a eliminação física do ninho (se possível) ou um tratamento direcionado com um inseticida residual cuidadosamente selecionado por um profissional treinado.
Além das iscas: o que você pode fazer para manter as formigas longe
Para uma isca ser mais eficaz, o acesso a fontes alternativas de alimentos e água precisa ser reduzido ao máximo. Isso significa manter um ambiente higiênico, limpar derramamentos e migalhas, manter o lixo vazio, consertar vazamentos e eliminar pontos que possam servir como abrigo ou acúmulo de equipamentos. Também é importante entender que a isca não tem efeito imediato, mas é uma solução de longo prazo. Embora possa levar uma ou duas semanas para parar de ver formigas, alimentar a colônia e a rainha com iscas permite a eliminação completa das formigas que você não vê, em vez de apenas as operárias que você vê.
*Embora a isca seja geralmente a melhor opção para o controle de formigas, os aplicadores precisam sempre garantir que a aplicação específica esteja listada no rótulo e seja permitida pelos padrões de auditoria de terceiros da fábrica de alimentos, e que a isca esteja na lista de produtos aprovados antes de qualquer aplicação.
Mais recursos para pragas
As formigas podem causar sérios problemas para o seu negócio. Use este guia para identificar tipos comuns de formigas para que você possa garantir uma instalação livre de pragas.
Uma chave para lidar com formigas em suas instalações é saber como localizar um ninho de formigas e entender o que as atraiu em primeiro lugar.
Como elas podem morder, picar e contaminar alimentos, as formigas são mais do que apenas um incômodo. Os serviços de eliminação de formigas ajudam a controlar uma variedade de formigas.
Moscas grandes podem transmitir pelo menos 65 doenças aos seres humanos, tornando o controle de moscas particularmente importante para restaurantes e varejo de alimentos.
