Dicas para prevenção contra baratas
As baratas são geralmente trazidas para restaurantes e serviços de alimentação com entregas, suprimentos ou até mesmo pertences de funcionários. Algumas espécies podem circular pelos tubos de drenagem/esgoto e entrar nos edifícios através deles. Depois de entrar, sobrevivem quando há alimentos e água disponíveis. Elas se reproduzem rapidamente e se desenvolvem em rachaduras e fendas de difícil acesso que oferecem calor e umidade.
O que você pode fazer para se prevenir contra as baratas
Existem medidas que você pode seguir para prevenir a entrada de baratas e outras pragas:
- Inspecione as mercadorias recebidas: verifique todas as entregas quanto a sinais de presença de pragas e recuse aquelas que apresentem qualquer evidência de contaminação.
- Faça modificações estruturais: faça reparos e sele frestas e rachaduras por onde as pragas podem entrar. Mantenha em boas condições vedações de portas e telas para afastar as pragas.
- Faça a limpeza: limite o acesso das pragas aos alimentos e à água, limpando completamente os alimentos derramados, gordura e outros detritos do chão, balcões, fogões e outras superfícies. Preserve as áreas de lixo, conserte torneiras e tubos com vazamento e limpe os drenos.
- Comunique à sua empresa de controle de pragas: se você vir baratas ou outras pragas, comunique à sua empresa de serviços de pragas imediatamente.
Sabe-se que as baratas transmitem doenças como E. coli, Salmonella e disenteria. Leia sobre os perigos das baratas e como elas afetam a segurança dos alimentos.